Causas do zumbido no ouvido – Conheça as mais perigosas e evite

causas-zumbido-no-ouvidoO zumbido no ouvido não é uma doença e sim a causa de algum problema que pode estar acontecendo em seu corpo. Várias podem ser as causas do problema, que pode aparecer em qualquer idade e a qualquer momento da vida.

O ruído no ouvido, que é também um alerta de que o corpo necessita de atenção, pode surgir devido à transtornos e desequilíbrios diversos, aliás, há pesquisas que comprovam que mais de 200 tipos de doenças podem provocar o tinnitus ou acúfeno nos ouvidos, por exemplo:

  • Excesso de cera acumulada;
  • Efeito colateral de determinados medicamentos;
  • Exposição excessiva à som muito alto;
  • Uso em excesso do fone de ouvidos, principalmente se escuta em volume muito alto;
  • Infecções e inflamações no ouvido;
  • Lesões;
  • Tumor;
  • Problemas odontológicos;
  • Disfunções da mandíbula;
  • Dores nos músculos;
  • Problemas cardíacos;
  • Estresse;
  • Depressão;
  • Diabetes fora de controle;
  • Cafeína em excesso;
  • Idade avançada;
  • Entre outras causas…
  • Saiba um pouco mais sobre estas causas

Causas do zumbido no ouvido

Para tratar o zumbido é preciso conhecer e tratar a causa corretamente. Por isto é importante fazer o diagnóstico o quanto antes. Para te ajudar, veja abaixo um pouco sobre as principais causas do zumbido no ouvido:

· Estresse e Depressão – Estes são problemas que estão diretamente relacionados ao emocional, contudo, podem provocar o zumbido nos ouvidos como um de seus sintomas. As funções químicas do nosso corpo são comprometidas quando passamos por um quadro de depressão e um dos neurotransmissores que podem ser afetados é o dos nervos do ouvido, o que além de comprometer a audição, também cria os sons que atormentam. Já os níveis de estresse potencializam a sensação de ruídos escutados que podem também virem acompanhados de tontura.

· Diabetes – Diabetes é uma doença relacionada aos índices glicêmicos e o funcionamento da insulina. Quando não controlada, a diabetes pode causar uma série de problemas à saúde e sintomas que agravados podem levar ao óbito. Dentre seus sintomas está o zumbido nos ouvidos. Uma vez que os níveis de insulina estando muito acima do recomendado, danificam os meios de informação entre o ouvido e o cérebro. Esta portanto, é uma causa que deve ser vista.

· Idade – O envelhecimento vem acompanhado de perdas que podem ser irreparáveis, sendo possível o surgimento de tonturas e zumbido nos ouvidos. A verdade é que com o envelhecimento várias doenças são mais propícias, e muitas delas desencadeiam o sintoma.

causas zumbido

· Cafeína – Com grande poder estimulante, a cafeína não deve ser consumida em excesso, pois pode causar alterações no funcionamento de muitos órgãos, dentre eles, o ouvido. Quando ingerimos cafeína em excesso, as células do ouvido ficam mais acelerados e em consequência desta aceleração, o zumbido pode acontecer.

· Excesso de cera – A função da cera do ouvido é proteger o mesmo, mas o acúmulo desta mesma cera entope as vias auditivas e provoca até a perda da audição. Se afetar o tímpano, a dor é inevitável, e pode vir acompanhada de tontura, coceiras, o zumbido e a perda progressiva da audição até a surdez completa.

· Inflamações ou infecções auriculares – Quando há inflamações ou infecções que acometem o ouvido médio, pode acontecer a rigidez nos ossículos auditivos, prejudicando a capacidade de identificação dos sons que passam pelas vias auditivas, é o que acontece quando se tem otites por exemplo. A capacidade de identificação de sons externos fica piores, enquanto o som interno do zumbido se torna mais claro.

· Lesões – Alguns produtos químicos, cotonetes, a inserção objetos no ouvido, e a exposição ao calor excessivo também são causas de zumbido e tormentas nos ouvidos. Se as células capilares do canal auditivo estiverem também danificadas pode ocasionar lesões, mas o tipo mais comum de lesão segue sendo a perfuração do tímpano. Em casos de lesão, pode acontecer sangramento e dores muito fortes.

· Medicamentos e efeito colateral – Alguns medicamentos podem provocar o zumbido no ouvido. Um exemplo são medicamentos utilizados para o tratamento de malária e alguns problemas cardíacos, têm quinina em sua composição. Há também relatos de que medicamentos utilizados para o tratamento do câncer, assim como aspirinas, antidepressivos e diuréticos, também podem causar o zumbido como um de seus efeitos colaterais.

· Exposição excessiva ao barulho – Às vezes no próprio ambiente de trabalho lidamos com muito barulho. Ar condicionado, máquinas de operação e comércios situados em meio ao grande centro urbano. A poluição sonora está por muitos lugares e quem por exemplo, trabalha com música e equipagem de som, também não escapam do zumbido causado pelo excesso de barulho. Outra situação que expõe ainda mais uma pessoa a ter o zumbido e sofrer com as tormentas causadas por ele.

· Problemas odontológicos – O zumbido no ouvido pode ter como causa, e digamos que é uma das principais causas, problemas relacionados a dentição e à mandíbula. Estes são problemas que podem ocasionar apitos incômodos, além dos sons incômodos, barulhos estranhos ao abrir e fechar a boca podem também representar que o zumbido pode acontecer a qualquer momento.

Ressaltamos que os problemas acima mencionados, são apenas algumas das causas para o zumbido no ouvido. Ressaltamos ainda que é preciso tratar as causas o quanto antes, pois o zumbido aparece em diferentes tipos, causando diferentes sons e reações.

Leave a Reply