Como acabar com o zumbido no ouvido – [Definitivo]

tinnitus-no-ouvidoDevido a ideia criada na cabeça de muitos de que o zumbido é uma condição para a qual não existe cura, pouco se sabe sobre como acabar com o zumbido. A verdade é que existem terapias e até medicamentos capazes de solucionar o problema. Como sabemos o zumbido é consequência de alguma doença, aliás existem inúmeras doenças capazes de produzir os ruídos incômodos que podem interferir na rotina e no rendimento normal.

O tratamento do zumbido tem a finalidade de erradicar ou amenizar o problema, mas este tratamento dependerá da causa do problema. Vamos falar um pouco sobre os possíveis tratamentos para que você viva tranquilamente.

O que é o zumbido?

Conhecido como tinnitus, tinido ou acúfeno, o zumbido pode ser definido como sons que se sentem na cabeça ou no ouvido sem a intervenção de fontes externas. Ele não é considerado uma doença, mas pode sim representar doenças que variam de gravidade, e por esta razão é importante diagnosticá-lo o quanto antes.

Para saber como acabar com o zumbido, você deve se lembrar que pelo menos 200 tipos de doenças podem ser causadoras do sintoma e que elas é que primeiramente devem ser tratadas. O zumbido quando surge, vem como sinal de que algo não vai bem com a sua saúde. Problemas ortodônticos, hormonais, do labirinto, problemas com os níveis de colesterol, labirinto e problemas vasculares são exemplos de causas comuns de tinidos.

No geral, a causa mais comum do zumbido está relacionada à audição, mais precisamente à falta dela. Segundo especialistas da área, 9 em cada 10 pacientes que apresentam o sintoma, têm a audição comprometida parcial ou totalmente. Apresentam-se ainda como causas, a exposição excessiva a ruídos, o envelhecimento natural, efeito colateral de alguns medicamentos, lesões no ouvido e até acidentes que causam traumas no crânio.

Como se livrar do zumbido

Para ter sucesso no tratamento contra o zumbido, deve o paciente buscar orientação e acompanhamento de um especialista no assunto. Um otorrinolaringologista ajudará muito na evolução do caso, isso será ainda melhor se o profissional é procurado o quanto antes. Quanto mais cedo se busca por ajuda, mais chances de obter sucesso na solução do problema.

Como as causas são muito variadas, a identificação inicial primordial para se conseguir o tratamento adequado. Para isto, uma série de exames são solicitados para vencer o primeiro desafio que é esta descoberta.

Para se livrar do zumbido então, não podemos dizer que existe um tratamento específico, mas pode se tratar através de:

  • Terapias;
  • Fisioterapias;
  • Medicamentos;
  • Processo cirúrgico.

como-acabar-com-zumbidoA assimilação do paciente com o sintoma é também um fator que deve ser levado em conta, para isto é recomendável que o paciente busque o máximo de informações possível sobre o problema e busque alternativas que o dispersem para não focar apenas nos sons escutados, ainda que em alguns dos casos, os ruídos são extremamente insuportáveis.

Quando o zumbido está relacionado a perda de audição, o tratamento é feito com a utilização de um aparelho amplificador. Em maior parte dos casos esta é a solução para a perda auditiva e para o zumbido que ela provocou. O dispositivo utilizado para acabar com o zumbido passa por adaptações para que não provoque tanto desconforto. Para adaptar-se melhor são feitas pequenas perfurações que permitem a entrada de ar.

Existem casos de pacientes com mais dificuldade para encontrar a causa do zumbido, neste caso, os médicos pedem que sejam verificados os chamados “gatilhos”, que nada mais são do que fatores que pioram o sintoma. Deve-se observar se o sintoma piora quando se consome determinados alimentos, quando você faz o uso de bebidas alcoólicas, fuma, excede no açúcar, no café etc… Pode-se fazer testes, corta a princípio o café por exemplo e observa se o sintoma diminui. Se depois de várias tentativas, o sintoma persistir, podem ser recomendados, medicamentos ansiolíticos, anticonvulsionantes ou vasodilatadores.

Outra maneira de se livrar do tinnitus

acabar-com-zumbido-no-ouvido

Em meados da década de 90 foi desenvolvida uma terapia de adaptação. Trata-se de uma terapia de habituação que consiste em ajudar o paciente a lidar com o problema sem notá-lo de maneira tão árdua.

Este método é divido em etapas onde o paciente passa por uma fase de caracterização do zumbido. O paciente ouve um chiado e vai fazendo as modificações de frequência, volume e timbre de maneira que consiga aproximar o máximo possível do som escutado por ele.

A partir da identificação o aparelho é configurado para manter o som um pouco mais baixo que o som escutado e pode ser adaptado ao mesmo aparelho utilizado quando há perda auditiva.

Para fazer este tipo de tratamento de habituação, o paciente pode escolher dentre as frequências, a que mais te parece confortável, o objetivo final é desviar a atenção do cérebro. Funciona como uma forma de treinamento para o cérebro que passa a lidar com o barulho zumbido como se estivesse lidando com o som do ar condicionado que causa o impacto quando inicial e que depois já não o percebemos.

Acabar com o zumbido através da terapia de habituação é um processo mais demorado, leva de 18 até 24 meses e um acompanhamento psicológico é indispensável em casos de recaídas.

Agora que você já conhece algumas maneiras de como acabar com zumbido no ouvido, não deixe de diagnosticar a causa e os gatilhos que intensificam os sintomas. Busque ajuda e o melhor tratamento para o seu caso o quanto antes.

Leave a Reply