Ruído Branco para Tratamento de Zumbido no Ouvido

ruido-brancoAinda se desconhece um tratamento que comprovadamente traga a cura para o zumbido no ouvido. Dentre algumas formas de tratamento, alguns não passam de apenas truques para despistar os ruídos e que são eficientes na proporção de alívio, tornando melhor, o convívio com o sintoma, caso ele seja persistente. O Ruído branco para tratamento de zumbido no ouvido é um tipo de terapia sonora bastante utilizado. 

Quando a causa do zumbido está relacionada à perda auditiva, a terapia sonora é o método mais indicado por especialistas que tratam o sintoma. Ruido branco é um tipo de terapia sonora muito utilizado para o tratamento zumbido no ouvidoComo outros sons que também são utilizados para mascarar o som do zumbido, ele é um som de origem externa que pode ser inserido ao aparelho auditivo para fazer o tratamento do sintoma que pode ter volumes e sons diferentes, que varia de acordo com a sua causa. Assim como o ruído branco, são sons utilizados para o tratamento do zumbido: 

  • Ruídos de máscara de ouvido; 
  • Músicas de baixo nível; 
  • Sons personalizados 

Zumbido no ouvido tratamento 

ruído-branco-para-tratamento-de-zumbido-no-ouvidoOs programas de gerenciamento do zumbido têm como função distorcer a atenção do cérebro, voltando para o novo som inserido, ao invés de focar no ruído que atormenta seus dias. O objetivo neste caso é fazer com que o foco seja a sua rotina normal, ignorando por completo o barulho escutado. 

Tratamento para zumbido no ouvido com terapias sonoras pode ser feito facilmente, já que existem muitas opções graças à tecnologia que temos. Existem várias aplicações eficientes no mercado que podem ser baixadas até em seu celular para além dos sons, você também fazer técnicas de relaxamento, meditação e ainda receber orientações e exercícios diários. 

Para encontrar o tratamento certo para o zumbido, é recomendável que você busque ajuda logo nos primeiros sinais do problema. Identificada a causa, o médico te ajudará no tratamento. Você já sabe mas é importante frisar. 

Ok, o médico indicado para este tipo de tratamento será inicialmente um otorrinolaringologista que poderá encaminhar o caso à um fonoaudiólogo. 

O tratamento não é complicado de se fazer, contudo exige bastante disciplina e persistência para construir habilidades e seguir corretamente as instruções dadas pelo seu médico.  

Causas do zumbido 

Como sabemos várias são as causas do zumbido no ouvido, que na verdade não é uma doença e sim o sintoma de alguma doença que tanto pode ser simples como também grave. Segundo estudos realizados, existem mais de 200 doenças que podem ter o zumbido entre seus sintomas. Isto só reafirma a importância de um diagnóstico preciso e sério. O Tratamento para zumbido é feito de acordo com a sua causa, lembrando que dentre as principais causas, estão: 

causas-de-zumbido

  • A exposição prolongada ao som; 
  • Uso excessivo de fone de ouvidos em volume muito alto; 
  • Problemas de audição (maior número dos casos de zumbido tem como causa, a perda auditiva)
  • Tumores na região do ouvido; 
  • Diabetes; 
  • Hipertensão; 
  • Estresse e outros problemas emocionais; 
  • Problemas relacionados à circulação sanguínea. 
  • Entre outros 

Uma curiosidade é que o apesar de ser um sintoma, o zumbido também pode gerar outros problemas, como por exemplo o estresse. O zumbido pode ser sintoma de estresse ou ele também pode causar estresse e problemas emocionais, o que vem a interferir nas tarefas diárias do indivíduo. Existe por exemplo, o zumbido frequente que acontece sem nenhuma pausa e compromete inclusive, o sono e consequentemente a rotina desta pessoa será muito menos produtiva. 

Máquina de ruido branco  

maquina-de-ruido-brancoUm dos tratamentos também utilizados no tratamento do zumbido é o ruído branco que tem a finalidade de cancelar a distração provocada pelo som no ouvido. No geral, as pessoas utilizam fones de ouvidos para fazerem suas terapias sonoras, o que não é necessário neste caso.  

Com a mesma eficácia dos outros tipos de tratamento, o Ruído branco para dormir e relaxar traz sons da natureza como sons de ventos, cascatas, entre outros sons que se aplicam a diversos tipos do sintoma. 

A máquina de ruído branco é um dispositivo já disponível capaz de produzir sons com a mesma intensidade, mas com frequências variadas. O resultado dessa aleatoriedade são sons calmantes como o de uma cachoeira por exemplo. O Ruido branco é as vezes confundido com o ruído rosa e para diferenciá-lo, você precisa saber que o ruído rosa possui uma potência maior não mantendo a mesma frequência todo o tempo. 

sons-da-naturezaGerador de ruído branco é utilizado principalmente por pessoas que têm problemas com o sono devido ao zumbido. Com os sons emitidos por estes geradores, eles conseguem mascarar os ruídos externos. Seria como formar uma parede externa sobre eles. 

Além de tratar o zumbido, os ruídos brancos podem proporcionar um ambiente familiar agradável, relaxante e tranquilo, por exemplo, se você tem um bebê em casa, poderá perceber ele dormirá melhor, isto porque já está acostumado ao som escutado quando ainda está no útero. Por proporcionar melhor noite de sono, os níveis de estresse também diminuem e se esta dor a causa do zumbido, você já estará se livrando do problema.  

Leave a Reply