Sensação de Ouvido Entupido e Zumbido

Ouvido-Entupido-A Sensação de ouvido entupido e o zumbido podem ter uma grande relação. Para entender um pouco mais sobre a condição, vamos falar um pouco sobre a condição que pode acometer qualquer pessoa em qualquer idade.

Alguma vez você já pôde experimentar a sensação de abafamento no ouvido quando está em um lugar muito alto, ou quando um avião decola. Neste caso, a sensação de entupimento no ouvido se dá pela mudança de altitude que causa diferença de pressão entre o ouvido interno e externo.

Uma causa comum para a sensação de ouvido entupido é o deslocamento incorreto da mandíbula que é responsável por problemas como o bruxismo, e consequentemente problemas no ouvido, dentre eles, o zumbido.

Causas da sensação de ouvidos entupidos

O excesso de cera nos ouvidos é uma das causas mais comuns de sensação de entupimento. Além dos problemas odontológicos e o acúmulo de cera, existe uma disfunção conhecida como disfunção na trompa de Eustáquio, um problema que acontece em pelo menos 30% da população e causa obstrução no canal do ouvido. Quando muito persistentes, além da sensação de abafamento, esta disfunção pode gerar problemas mais sérios como por exemplo a meningite, otites e a perda completa da audição.

Outras causas possíveis são:

  • Em crianças e bebês, as próprias características anatômicas das vias auditivas favorecem o entupimento e acúmulo de cera que causam dores, ruídos e sensação de abafamento ou de ouvido tapado.
  • O uso indevido de cotonetes – Quando há o excesso de cera, muitas pessoas recorrem ao uso de cotonetes e até outros objetos para tentar retirar o excesso, mas com isso acabam empurrando a cera para dentro do ouvido, provocando dores, infecções sem falar do risco de perfurações do tímpano, ao qual a pessoa se expõe.
  • A entrada de água nos ouvidos também pode com a pressão, empurrar a cera. Após o banho, ou natação entrar água no ouvido. Normalmente a água sai no mesmo dia, apenas com alguns cuidados simples e evitando inserir objetos no ouvido. É preciso ainda se lembrar que a água acumulada no ouvido também pode causar infecções.
  • Problemas na contração muscular do canal auditivo onde existe a transmissão de ondas sonoras que acontecem paralelamente entre o tímpano e os ossículos do ouvido médio.
  • Colesteatoma – Um problema não tão comum, mas que pode acontecer em pessoas que passam por infecções frequentes. Quando isso acontece, o canal auditivo começa a crescer de forma anormal, formando um cisto que impede a passagem do som. Este problema é também tratado através de um processo cirúrgico que elimina o problema de vez.

Cuidados para ouvidos entupidos

Quando se empurra a cera para a parte mais interna do canal auditivo, o melhor a se fazer é procurar um otorrino, para fazer a retirada com segurança e evitar problemas mais graves no sistema auditivo.

Quando a sensação de ouvido entupido está relacionada à disfunção na trompa de Eustáquio, geralmente o método utilizado para tratar a condição é através do processo cirúrgico. Um método cirúrgico mais recente trata de fazer a desobstrução introduzindo um balão de pressão no nariz para chegar até o ouvido médio, com a utilização de um cateter.

A função da trompa de Eustáquio é proteger o ouvido médio cuidando da ventilação e drenagem do mesmo. Ela é um canal que faz a ligação direta entre o nariz e o ouvido. Quando este canal se obstruído, a passagem de ar fica impedida e por esta razão surgem os sintomas que muitas das vezes são incômodos e desagradáveis. Estes sintomas podem ser a sensação de abafamento e de ouvido entupido, autofonia e zumbido.

Existem formas caseiras de melhorar sensação de ouvido entupido, contudo o ideal é que um médico seja procurado antes que os incômodos sejam grandes.

É importante frisar a importância de não inserir objetos no ouvido. Além dos objetos deve-se evitar inserir produtos e medicamentos caseiros que podem danificar a membrana timpânica. As perdas de audição provocadas por isto podem ser definitivas.

a sensação de ouvido entupido é muito comum em algumas situações de nossas vidas. Quando subimos em um lugar muito alto ou quando estamos dentro de um avião. Quem nunca teve a sensação de que o ouvido estava abafado e nunca precisou dar uma bocejada para voltar a escutar normalmente.

Em alguns casos o ouvido entupido pode vir acompanhado de sintomas como:

  • Coceira intensa;
  • Dor de ouvido;
  • Zumbido;
  • Vertigens;
  • Febre.

Quando isto acontece é sinal de que existe alguma infecção provocando o sintoma e que um otorrinolaringologista deve ser procurado imediatamente.

Leave a Reply