Zumbido no Ouvido 🤔 O que Pode Ser?„ÄźSAIBA TUDO„ÄĎ

Diante de um grande n√ļmero de doen√ßas que estamos prop√≠cios a desencadear em algum momento da vida, o zumbido no ouvido pode ser um dos primeiros sinais, que a evidenciam.

Digo isto porque o zumbido não é exatamente uma doença, mas o sintoma de uma delas. Se você está tendo problemas com sons e ruídos no ouvido e não sabe o que está acontecendo, acompanhe este texto até o final e se surpreenda com o que pode representar, um simples apito em seu ouvido.

O que é o zumbido?

O zumbido √© um ru√≠do inc√īmodo que pode aparecer em qualquer momento da vida, sem nenhuma fonte de som externa. Ele simplesmente aparece em intensidades e sons diferentes que variam de acordo com cada pessoa e com a sua causa.

o que pode ser zumbido no ouvido

Nem sempre o zumbido no ouvido representa uma doença séria, contudo deve ser acompanhado e tratado para evitar consequências maiores. Ainda que baixas as possibilidades, também não se descarta a possibilidade do surgimento dos sons como sintoma de uma doença mais séria e este é o principal motivo pelo qual, deve-se buscar orientação médica e diagnosticar a causa para ser tratada o mais precoce possível.

O zumbido √© tamb√©m conhecido como tinnitus ou acufeno e acomete pelo menos 25% da popula√ß√£o acima dos 60 anos de idade e pelo menos 20% das pessoas fora desta faixa et√°ria. √Č o que afirma a Associa√ß√£o Americana de Zumbido no Ouvido (American Tinnitus Association), que afirma ainda, que embora n√£o represente doen√ßas graves na maioria dos casos, requer cuidados porque as causas podem ser condi√ß√Ķes que requerem acompanhamento para que n√£o evoluam e se tornem um problema maior.

O que o Zumbido no Ouvido pode representar

O Zumbido pode aparecer provocando sons que se comparam ao cantar da cigarra, ao som de cachoeira, apito, assovio e até ecos de vozes humanas. Como já dito, ele não é uma doença, é o sintoma de algum problema que pode estar acontecendo.

Digamos que o zumbido serve como um sinal de alerta de que algo não está funcionando como deveria e que você precisa se cuidar, afinal mais de 200 tipos de doenças de diversos tipos podem tê-lo como sintoma.

O que pode ser o Zumbido no Ouvido

Pode ser algum tipo de desequil√≠brio hormonal, emocional, pode ser excesso de cera, inflama√ß√Ķes, infec√ß√Ķes, excesso de barulho, tumores e at√© efeito colateral de algum medicamento.

Quem passa por este sintoma, muita das vezes não sabe como reagir. Em algumas pessoas o som incomoda apenas quando está em silencio, enquanto para outras, o ruído pode ser ensurdecedor, acabando com a concentração e interferindo na vida de uma maneira geral.

Confira agora os principais motivos que podem levar ao zumbido no ouvido:

Pode ser o resultado da exposição excessiva ao barulho.

zunido no ouvido por causa de barulhoO uso constante de fones de ouvido em volume muito alto é a principal causa de zumbido em jovens e adolescentes.

O grande barulho dos grandes centros comerciais, ar condicionado, festas em ambiente fechado com som muito alto são exemplos de poluição sonora que abalam as estruturas de nossos ouvidos provocando o zumbido.

Excesso de cera nas vias auditivas

excesso de cera causa zumbido no ouvidoA função da cera do ouvido é proteger o canal do ouvido, mas o excesso pode provocar dores, provocar tonturas, perda da audição progressivamente.

Isso acontece quando o ac√ļmulo de cera chega ao t√≠mpano. Al√©m das consequ√™ncias j√° mencionadas, o paciente pode vir a ter zumbidos tamb√©m.

Les√Ķes no ouvido

Vários fatores podem contribuir para que a lesão no ouvido aconteça, dentre eles, a exposição demasiada ao calor, o contato com produtos químicos e também a inserção de objetos.

lesoes ouvido

Todos estes fatores podem danificar a estrutura interna do ouvido e provocar al√©m da dor, sons e ru√≠dos inc√īmodos. Determinadas les√Ķes podem ocasionar at√© a perda da audi√ß√£o deste ouvido.

Efeito colateral  de remédios

Medicamentos como alguns antibi√≥ticos, diur√©ticos, antidepressivos e medicamentos utilizados para o tratamento do c√Ęncer podem causar o zunido no ouvido tamb√©m.

Resultado de problemas odontológicos e disfunção da mandíbula

Neste caso, o paciente pode vir a sentir estalos ao abrir e fechar a boca e ter a sensa√ß√£o de pontadas na altura do ouvido m√©dio. O resultado disso, nada mais √©, do que sons ou apitos desconfort√°veis e da√≠ se d√° tamanha import√Ęncia de se tratar a causa corretamente.

Outros motivos para Zumbido no Ouvido

O tinnitus ou ac√ļfeno como √© tamb√©m conhecido, pode representar que algo n√£o anda bem com a sua sa√ļde card√≠aca. Se existem problemas de circula√ß√£o sangu√≠nea, √© muito poss√≠vel que o sangue n√£o consiga alcan√ßar os vasos sangu√≠neos do ouvido e em consequ√™ncia disto, n√£o chegam tamb√©m os nutrientes necess√°rios para o seu funcionamento normal. √Č quando o zumbido apita como um sinal de alerta.

Al√©m de todas estas representa√ß√Ķes, o zumbido no ouvido tamb√©m pode representar problemas relacionados ao emocional. √Č quando sofremos de depress√£o e estresse.

As experiencias emocionais que sofremos interferem diretamente nas fun√ß√Ķes qu√≠micas de nosso corpo interferindo na produ√ß√£o e funcionamento dos neurotransmissores dos nervos do ouvido. Assim sendo, a probabilidade de ter zumbido quando estamos com problemas emocionais, s√£o maiores.

Conclus√£o

Bom, aqui citamos apenas algumas das situa√ß√Ķes que podem representar o zumbido nos ouvidos. Fique de olho ao despertar sinais de ru√≠dos e sons nos ouvidos, busque ajuda, diagnostique e trate a causa, evitado s√©rios problemas de sa√ļde e tamb√©m a surdez.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (7 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Leave a Reply