Zumbido no Ouvido 🤔 O que Pode Ser?【SAIBA TUDO】

Diante de um grande número de doenças que estamos propícios a desencadear em algum momento da vida, o zumbido no ouvido pode ser um dos primeiros sinais, que a evidenciam.

Digo isto porque o zumbido não é exatamente uma doença, mas o sintoma de uma delas. Se você está tendo problemas com sons e ruídos no ouvido e não sabe o que está acontecendo, acompanhe este texto até o final e se surpreenda com o que pode representar, um simples apito em seu ouvido.

O que é o zumbido?

O zumbido é um ruído incômodo que pode aparecer em qualquer momento da vida, sem nenhuma fonte de som externa. Ele simplesmente aparece em intensidades e sons diferentes que variam de acordo com cada pessoa e com a sua causa.

o que pode ser zumbido no ouvido

Nem sempre o zumbido no ouvido representa uma doença séria, contudo deve ser acompanhado e tratado para evitar consequências maiores. Ainda que baixas as possibilidades, também não se descarta a possibilidade do surgimento dos sons como sintoma de uma doença mais séria e este é o principal motivo pelo qual, deve-se buscar orientação médica e diagnosticar a causa para ser tratada o mais precoce possível.

O zumbido é também conhecido como tinnitus ou acufeno e acomete pelo menos 25% da população acima dos 60 anos de idade e pelo menos 20% das pessoas fora desta faixa etária. É o que afirma a Associação Americana de Zumbido no Ouvido (American Tinnitus Association), que afirma ainda, que embora não represente doenças graves na maioria dos casos, requer cuidados porque as causas podem ser condições que requerem acompanhamento para que não evoluam e se tornem um problema maior.

O que o Zumbido no Ouvido pode representar

O Zumbido pode aparecer provocando sons que se comparam ao cantar da cigarra, ao som de cachoeira, apito, assovio e até ecos de vozes humanas. Como já dito, ele não é uma doença, é o sintoma de algum problema que pode estar acontecendo.

Digamos que o zumbido serve como um sinal de alerta de que algo não está funcionando como deveria e que você precisa se cuidar, afinal mais de 200 tipos de doenças de diversos tipos podem tê-lo como sintoma.

O que pode ser o Zumbido no Ouvido

Pode ser algum tipo de desequilíbrio hormonal, emocional, pode ser excesso de cera, inflamações, infecções, excesso de barulho, tumores e até efeito colateral de algum medicamento.

Quem passa por este sintoma, muita das vezes não sabe como reagir. Em algumas pessoas o som incomoda apenas quando está em silencio, enquanto para outras, o ruído pode ser ensurdecedor, acabando com a concentração e interferindo na vida de uma maneira geral.

Confira agora os principais motivos que podem levar ao zumbido no ouvido:

Pode ser o resultado da exposição excessiva ao barulho.

zunido no ouvido por causa de barulhoO uso constante de fones de ouvido em volume muito alto é a principal causa de zumbido em jovens e adolescentes.

O grande barulho dos grandes centros comerciais, ar condicionado, festas em ambiente fechado com som muito alto são exemplos de poluição sonora que abalam as estruturas de nossos ouvidos provocando o zumbido.

Excesso de cera nas vias auditivas

excesso de cera causa zumbido no ouvidoA função da cera do ouvido é proteger o canal do ouvido, mas o excesso pode provocar dores, provocar tonturas, perda da audição progressivamente.

Isso acontece quando o acúmulo de cera chega ao tímpano. Além das consequências já mencionadas, o paciente pode vir a ter zumbidos também.

Lesões no ouvido

Vários fatores podem contribuir para que a lesão no ouvido aconteça, dentre eles, a exposição demasiada ao calor, o contato com produtos químicos e também a inserção de objetos.

lesoes ouvido

Todos estes fatores podem danificar a estrutura interna do ouvido e provocar além da dor, sons e ruídos incômodos. Determinadas lesões podem ocasionar até a perda da audição deste ouvido.

Efeito colateral  de remédios

Medicamentos como alguns antibióticos, diuréticos, antidepressivos e medicamentos utilizados para o tratamento do câncer podem causar o zunido no ouvido também.

Resultado de problemas odontológicos e disfunção da mandíbula

Neste caso, o paciente pode vir a sentir estalos ao abrir e fechar a boca e ter a sensação de pontadas na altura do ouvido médio. O resultado disso, nada mais é, do que sons ou apitos desconfortáveis e daí se dá tamanha importância de se tratar a causa corretamente.

Outros motivos para Zumbido no Ouvido

O tinnitus ou acúfeno como é também conhecido, pode representar que algo não anda bem com a sua saúde cardíaca. Se existem problemas de circulação sanguínea, é muito possível que o sangue não consiga alcançar os vasos sanguíneos do ouvido e em consequência disto, não chegam também os nutrientes necessários para o seu funcionamento normal. É quando o zumbido apita como um sinal de alerta.

Além de todas estas representações, o zumbido no ouvido também pode representar problemas relacionados ao emocional. É quando sofremos de depressão e estresse.

As experiencias emocionais que sofremos interferem diretamente nas funções químicas de nosso corpo interferindo na produção e funcionamento dos neurotransmissores dos nervos do ouvido. Assim sendo, a probabilidade de ter zumbido quando estamos com problemas emocionais, são maiores.

Conclusão

Bom, aqui citamos apenas algumas das situações que podem representar o zumbido nos ouvidos. Fique de olho ao despertar sinais de ruídos e sons nos ouvidos, busque ajuda, diagnostique e trate a causa, evitado sérios problemas de saúde e também a surdez.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (7 votes, average: 5.00 out of 5)
Loading...

Leave a Reply